Comunidade recebe visita do Bispo Dom Adelar Baruffi

         A Comunidade Nossa Senhora Aparecida recebeu no dia 09/03/2017 com grande carisma a visita do Bispo Dom Adelar Bariffu, neste encontro a comunidade pode conhecer o mais novo bispo da Diocese de Cruz Alta, no encontro também foi relembrada toda a trajetória da comunidade nos seus 30 anos de existência e seus fundadores.

         Adelar Baruffi Filho de Melibio Baruffi e Iraci Benini Baruffi. Iniciou a formação para o sacerdócio em 1984. Cursou a faculdade de Filosofia na Universidade de Caxias do Sul e de Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Foi ordenado presbítero, em Coronel Pilar, no dia 22 de janeiro de 1995. Exerceu o ministério na formação sacerdotal por 15 anos: formador e reitor do Seminário Nossa Senhora Aparecida, em Caxias do Sul, por 8 anos; reitor do Curso Propedêutico e auxiliar no Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, por 3 anos e reitor do Seminário Maior São José, em Caxias do Sul, por 4 anos.Desde 2012, atuou como vigário paroquial da Paróquia Santo Antônio, em Bento Gonçalves. Tem mestrado em Teologia e especialização em Espiritualidade pela Pontifícia Faculdade Teológica Teresianum, em Roma, concluído em 2001. Durante o tempo de estudos em Roma, auxiliou como vice-pároco da Paróquia Santa Maria Assunta, em Paganica, Arquidiocese de L’Aquila. Até a nomeação para bispo foi membro do Conselho de Presbíteros e do Colégio de Consultores da Diocese de Caxias do Sul, também Coordenador da Região Pastoral e do Curso de Teologia e Bíblia, de Bento Gonçalves e assessor nos cursos de Teologia para leigos da Diocese.

         Aos 17 de dezembro de 2014 foi nomeado, pelo Papa Francisco bispo da Diocese de Cruz Alta. A Ordenação Episcopal ocorreu no dia 7 de março de 2015 no Santuário Santo Antônio, em Bento Gonçalves, recebendo a sagração das mãos de Dom Alessandro Carmelo Ruffinoni, bispo de Caxias do Sul, Dom Nei Paulo Moretto, bispo emérito daquela diocese e Dom Hélio Adelar Rubert, Arcebispo de Santa Maria.

CM – Francisco Boeno

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *